Havia um tempo em que se acreditava que liderança era um dom, com o qual poucas pessoas nasceram. Felizmente, hoje já sabemos que essa competência pode ser adquirida, e que existem vários tipos de liderança.
Dentre alguns significados para a palavra líder, os dicionários trazem: “pessoa que, por seu prestígio e influência, comanda, orienta, incentiva outras em suas atividades”. Mas, convenhamos, a maneira com que a pessoa comanda ou orienta faz toda diferença, não é mesmo?
Já sabemos que usar autoritarismo para impor ordens é um estilo ultrapassado e ineficaz. Por isso, vamos expor aqui os principais tipos de liderança que toda empresa precisa ter atualmente.
Tipos de liderança buscados nas empresas
Liderança Carismática
Carisma é a capacidade de despertar admiração. Quando uma pessoa lidera a partir do próprio exemplo, e se comunica com entusiasmo, ela conquista o respeito da sua equipe e constrói um ambiente de trabalho harmônico.
Para isso, é necessário exercitar a empatia ouvindo com atenção todas as pessoas e realmente se importar com cada uma delas. Ou seja, a comunicação é fundamental.
Liderança Democrática
Resumidamente, democracia significa “poder do povo”, mas como isso se aplica dentro de uma organização? Envolvendo todo o time nas tomadas de decisão. Por exemplo, ao identificar que o fluxo de atendimento ao cliente precisa de mudanças, ouça cada pessoa da equipe e anote as ideias de todos, fazendo com que a nova medida nasça de um consenso real.
Mas, não se engane. Isso não significa se livrar das responsabilidades e sim criar um sentimento de autonomia nas pessoas envolvidas para que se sintam realmente ouvidas no dia a dia.
Liderança Liberal
Esse tipo de liderança ocorre quando as tarefas são delegadas e apenas supervisionadas, o(a) líder acompanha as entregas oferecendo recursos e ideias, mas sem interferir diretamente nas tarefas.
É possível aplicar esse estilo com equipes experientes envolvidas em um processo de criação de um novo produto ou serviço, por exemplo. É preciso deixar os profissionais livres para imaginar, criar e/ou inovar.
Liderança Transacional
Quando uma companhia cria um projeto paralelo, ela vai precisar que a liderança transacional ocorra. Ela é baseada em uma transação, ou seja, numa troca. Informa-se a cada um da equipe quais são as tarefas e as expectativas com as entregas.
Nesse contexto não haverá espaço para inovar, mas o(a) líder garante que a equipe não tenha dúvidas para executar as atividades. Após os feedbacks, entrega-se o projeto e a relação de liderança se acaba.
Veja também outros conteúdos sobre liderança:
– Sucessão na empresa: conheça as ferramentas mais usadas.
– 10 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo.
– 6 dicas para começar a ser mais produtivo.
Liderança Transformacional
Mudanças acontecem em todos os lugares, e quando elas chegam nas empresas, é preciso liderar de uma forma específica. Por isso, a liderança transformacional é necessária.
Transformar é sempre desafiador e cria expectativas altas, portanto é fundamental liderar de forma ainda mais motivadora, incentivando os envolvidos a superar dificuldades internas e externas para que todos possam transpor as barreiras e resistências inevitáveis em qualquer contexto de mudança.
E agora? De todos esses tipos de liderança, qual é o melhor?
Nenhum. Todos são importantes, de acordo com a necessidade de cada contexto. E uma mesma pessoa transitará entre eles em momentos diferentes da empresa e de sua carreira.
Agora que você já conhece os principais tipos de liderança que uma empresa precisa ter, identifique qual deles é necessário desenvolver na sua. Na Trillio Play você conta com mais de 45 cursos para trabalhar as competências de Business e Soft Skills e liderança dos mais diversos times.
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