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10 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo

Mulher branca fazendo a gestão de tarefas.

No mundo acelerado em que vivemos, a nossa atenção é facilmente atraída pelas novas tecnologias que estão ao nosso redor, tornando-as um gatilho fácil para a procrastinação. Sendo assim, por que não virar o jogo e usar a tecnologia a nosso favor?

Separamos uma lista com 10 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo em projetos, para que você aumente sua produtividade de uma vez por todas. Vamos lá?

1 – O Trello é uma das mais famosas ferramentas para organizar tarefas

Para começar, vamos falar um pouco sobre o Trello, ferramenta de gerenciamento de projetos bem conhecida e utilizada neste meio.

O Trello é uma ferramenta versátil, personalizável e bem intuitiva, ótima para aquelas pessoas que são mais visuais. 

Inspirado no método Kanban, nele você:

  • Cria painéis;
  • Adiciona quadros de atividades a serem feitas;
  • Consegue listá-las em um fluxo de execução;
  • Marcar as tarefas já realizadas;
  • Adicionar comentários e muito mais.

Esta ferramenta está disponível na versão web para computadores e na versão app para iOS e Android, então você pode gerenciar tudo de onde estiver. Vale a pena dar uma conferida!

2 – Notion

O Notion é uma ferramenta bem completa que funciona basicamente como as pastas do nosso computador. Você começa com uma página em branco e pode criar outras páginas dentro dela e ir segmentando suas tarefas.

Para ficar mais fácil de entender, você pode ter uma folha para “Conteúdos”, por exemplo. Dentro desta página você tem as opções “Vídeos” e “Imagens” e, ao clicar em uma delas, uma nova página com outras possibilidades e segmentações aparece.

Ele é completamente personalizável

  • Crie listas;
  • Adicione imagens, textos, tabelas, links;
  • Organize a agenda e até um código HTML se quiser.

As possibilidades são infinitas e o design é bem simples, deixando seu uso ainda mais intuitivo. Também está disponível em versão web e aplicativo para iOS e Android.

3 – Todoist

Uma das mais utilizadas desta lista, Todoist é a ferramenta escolhida por grandes empresas como Google e Apple para gerenciamento de tarefas.

Esta ferramenta além de gerenciar tarefas, permite que você compartilhe com toda a equipe. No Todoist você pode acompanhar tarefas já feitas, a fazer, ver prazos de entrega e saber a qual projeto elas pertencem.

Você pode buscar uma tarefa pelo nome no campo de busca, pode filtrar por data e pode listá-las por relevância, também. O visual é descomplicado e está disponível na versão web, Microsoft, Mac, iOS e Android, além de permitir a instalação da extensão para Chrome e Mozilla.

4 – Google Keep

O Google Keep é a ferramenta de gerenciamento de tarefas do Google, sendo uma boa escolha para quem usa outras funcionalidades da marca, pois permite integrações com as outras ferramentas da linha como Google Docs, por exemplo.

Com um design mais simplista que as ferramentas anteriores, no Google Keep você:

  • Organize suas tarefas em notas;
  • Adicione imagens, áudios e desenhe;
  • Arquive uma tarefa para que ela fique “escondida” e use atalhos na versão para computador, deixando suas funções mais ágeis ainda.

Esta ferramenta também está disponível para versão web, Android e iOS.

5 – Mindmeister: é uma das ferramentas para organizar tarefas mais visuais

Com uma proposta diferente das ferramentas apresentadas anteriormente, o MindMeister tem como funcionalidade a criação de mapas mentais para brainstorming, planejamento de projetos e etc. Com ele, você consegue:

  • Estruturar suas ideias de forma gráfica; 
  • Transforme as anotações em uma apresentação de slides ou salve em formato PNG;
  • Compartilhe seu mapa mental com outras pessoas para que acompanhem e façam atualizações em tempo real.

Há também uma integração com outra ferramenta da mesma família, o MeisterTask, onde você transforma seu brainstorming em uma lista de tarefas já organizada

Disponível em versão para web, Windows, Mac, Linux, Android e iOS, o MindMeister é uma ótima escolha para as pessoas criativas.

Pessoa pesquisando no computador ferramentas para organização de tarefas.

6 – Focus Keeper

O Focus Keeper é um aplicativo que tem como principal objetivo te auxiliar na aplicação da Técnica Pomodoro, cronometrando blocos de trabalho intensivo durante 25 minutos, seguidos de pausas curtas de 5 minutos.

Além disso, o aplicativo mede sua produtividade e te mostra gráficos com sua produtividade diária, para que você acompanhe sua evolução.

Com um visual bem simples e intuitivo, o aplicativo está disponível em inglês apenas na versão mobile, para Android e iOS.

7 – Asana

O Asana é a solução mais completa desta lista, contendo diversos recursos e integrações que unem praticamente todas as funcionalidades das opções anteriores em apenas uma plataforma.

  • Crie listas;
  • Organize equipes; 
  • Inicie um quadro de tarefas;
  • Tenha um chat colaborativo.

Todas as funções do Asana o torna, um grande rival do Trello e Slack.

Com um design limpo e minimalista, o Asana está disponível somente em inglês na versão web e em aplicativo para iOS e Android.

8 – Atracker

O Atracker é a solução perfeita para os perfeccionistas que gostam de acompanhar tudo através de gráficos e planilhas.

O aplicativo permite configurar uma lista de atividades a fazer e te apresenta suas métricas em gráficos de barra, gráficos de pizza, tabelas e também permite o download do relatório completo em formato CSV e PDF.

Com um design super visual, essa ferramenta está disponível na versão web e em aplicativo para Android e iOS.

9 – Productive

Com foco no acompanhamento de hábitos, o Productive é um aplicativo que te permite definir atividades do dia a dia a serem cumpridas e cria lembretes por notificação para que você não se esqueça de realizá-las.

Além de um relatório completo do seu progresso semanal/mensal, o aplicativo também conta com um calendário onde você pode visualizar quantas tarefas foram concluídas e te motiva a continuar.

Apresentando um visual simples e divertido, essa solução está disponível para download em dispositivos Android e iOS e é ideal para manutenção de hábitos simples do dia a dia como beber água, por exemplo.

10 – O Monday.com também não pode ficar de fora da lista de ferramentas para organizar tarefas

Para finalizar a lista, o Monday.com é uma solução também bem completa para gerenciamento de tarefas e projetos em equipe, contando com funções bem semelhantes às outras ferramentas para organizar tarefas apresentadas até aqui.

Seu grande diferencial é o armazenamento completo em nuvem, proporcionando interação em tempo real e, além disso, integração com outras grandes ferramentas como Pipedrive, Mailchimp, Jira e outras.

É uma ferramenta mais corporativa e profissional, que oferece um plano básico gratuitamente e permite upgrades pagos. Também está disponível para computador na versão web e para celulares iOS e Android.

Qual dessas ferramentas para organizar tarefas pode ser mais útil para o seu dia a dia? Se você quiser mais conteúdo sobre produtividade, confira nosso post sobre como fazer a gestão do tempo de forma otimizada.

E se você quer desenvolver as habilidades de gestão do tempo de sua equipe, temos um curso completo sobre o assunto no Trillio Play, que conta com um especialista da área para te mostrar como colocar em prática novos hábitos que te tornam mais produtivo.

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