Se você faz parte dos milhões de brasileiros que buscam o desenvolvimento da carreira e uma maior qualificação profissional, preparamos esse post pra te ajudar.
Entre tantas competências profissionais que são consideradas imprescindíveis para o mercado, as habilidades de comunicação estão entre as principais.
Estudos mostram que a comunicação interpessoal no ambiente organizacional é uma das grandes vantagens para todos os profissionais, podendo subir cerca de 12% a produtividade e motivação das equipes no trabalho.
Já parou para pensar que uma boa comunicação pode trazer mais e melhores resultados na sua vida no trabalho (e na vida pessoal)? Por outro lado, a falta dela pode gerar conflitos e desgastes indesejados.
É natural que uns se comuniquem melhor que os outros. A boa notícia, porém, é que se trata de uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas poderosas de comunicação que podem ser bastante úteis para sua carreira. Confira!
Fale em público
Você é daqueles que sua frio só de pensar em falar em público?
Geralmente, é um grande desafio, mas ao mesmo tempo tem extrema importância e pode ser um grande diferencial. Ao desenvolver a habilidade de falar em público, você:
- Ganha experiência;
- Amplia a rede de contatos;
- Valoriza o que sabe, tornando-se apto a dar palestras, etc.
Não adianta apenas ter diversos diplomas e cursos se o profissional não sabe se expressar bem, concorda?
Se a timidez é uma de suas barreiras para falar em público, não se preocupe porque você pode começar a dar os primeiros passos hoje mesmo!
Treine: em casa, na frente do espelho, em uma reunião informal de amigos ou família.
Se planeje: para fazer um curso sobre o tema. A dica é gravar a sua apresentação com o seu celular e depois ver como você se comportou, achando pontos de melhoria nas suas habilidades de comunicação.
Quem sabe você não descobre um talento para mudar de carreira?
Faça apresentações
Essa dica é uma extensão da habilidade de falar em público. Para fazer bonito em apresentações e deixar sua audiência envolvida, estude muito sobre o tema do qual falará. Isso pode ajudar você a se sentir mais confortável e, naturalmente, você passará confiança para seu público.
Para deixar sua apresentação impactante, use recursos como o PowerPoint e até materiais mais simples, como cartolinas. Além disso, é essencial ser você mesmo na apresentação: não adianta tentar passar uma imagem diferente daquela a que não está acostumado. Aos poucos, você vai encontrar a melhor forma de passar sua mensagem, que é fruto de muito treino, para alavancar sua carreira.
Aposte na sua persuasão como uma das habilidades de comunicação
A palavra persuadir vem do latim persuadĕre, que quer dizer “aconselhar” ou “levar uma opinião”. A persuasão é a capacidade de convencer alguém a realizar determinada ação. Essa técnica, que está ligada à conquista, permite trabalhar diretamente com a vontade e a emoção das pessoas.
Para ser uma pessoa persuasiva, aposte em algumas táticas, como:
- Trate todos pelo nome;
- Deixe o seu discurso o mais pessoal possível;
- Sorria sempre que possível;
- Elogie de maneira sincera;
- Evite os julgamentos e preconceitos, usando da empatia para se conectar com as pessoas;
- Ouça e se interesse pelos outros.
Escute de forma ativa
Basicamente, há duas formas de escuta: a passiva e a ativa.
A passiva acontece quando você não se envolve muito na conversa:
- Não dialoga;
- Não argumenta;
- Não responde e assim por diante.
A ativa é quando você tem uma atitude de responder ao outro com base no que ele diz. Nessa situação, você demonstra respeito e ajuda a construir um ótimo relacionamento com seu interlocutor. Aposte nesta, ok?
Faça contato visual
Você já deve ter passado por este tipo de situação: está conversando com a outra pessoa e ela está divagando, olhando para baixo ou para o lado. Isso demonstra falta de confiança e até de respeito.
Por isso, tenha sempre a atenção e o cuidado de fazer contato visual, pois isso passa a ideia de que você está completamente focado e absorvido na conversa.
Esse tipo de atitude será essencial para o sucesso da comunicação.
Se você gostou deste post sobre habilidades de comunicação, conte para nós quais foram os maiores aprendizados e desafios enfrentados na sua carreira, incluindo essa habilidade (ou a falta dela).
Lembre-se de sempre aprender com os seus erros e escutar o feedback de colegas, amigos e familiares sobre como você se expressa no dia a dia.
Aproveite também para seguir as nossas páginas nas redes sociais, como o Instagram, e fique sempre ligado em nossas novidades!