Você está sempre ocupado, correndo contra o tempo para entregar tarefas, com a agenda lotada, realizando atividades o dia inteiro, chega ao fim do dia exausto, mas mesmo assim ainda sente que não foi uma semana produtiva?
Nós separamos algumas dicas para te ajudar a sair desse ciclo e ser mais produtivo – mudando pequenos hábitos e começando agora mesmo!
Vamos lá?
1. Liste suas tarefas
Antes de tudo, precisamos manter uma organização e planejamento. Portanto, separe um tempo no início da semana e liste todas suas tarefas pendentes. A Matriz Eisenhower é uma boa técnica para essa listagem, pois te orienta a categorizar suas atividades em:
- Urgente.
- Importante.
- Não urgente.
- Não importante.
Organizando-as assim, você saberá o que deve fazer imediatamente, o que deve agendar para ser feito depois, o que pode ser delegado para outra pessoa fazer e o que você deve eliminar. Veja abaixo:
2. Defina pequenas metas para ser mais produtivo
Com as tarefas listadas, defina pequenas metas de execução. Por exemplo, realizar 3 tarefas urgentes e importantes antes do almoço. Estabeleça isso de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Você pode também definir pequenas recompensas a si mesmo por atingir as metas estabelecidas, como por exemplo assistir um episódio da sua série favorita antes de dormir se conseguir realizar as 3 tarefas estabelecidas.
Isso te deixa mais motivado e aumenta sua produtividade.
3. Conheça seus hábitos
Cada ser humano é diferente. Por isso, identifique seus hábitos para entender como você trabalha melhor.
Você se concentra mais na parte da tarde? É mais criativo ouvindo música?
Entenda o que funciona para você, não force um hábito que não acha confortável. O autoconhecimento é muito importante neste processo, por isso, faça testes e perceba como funciona o seu motor de produtividade, e aposte nisso.
4. Não seja multitarefas
Este é um erro muito comum entre as pessoas. Quando nos vemos com tarefas acumuladas ou grandes responsabilidades, é normal querer “abraçar o mundo” e realizar tudo de uma vez. E é nesse momento em que você se perde, já que é muito mais fácil cometer erros quando você não está 100% focado.
Portanto, faça uma tarefa de cada vez e se concentre totalmente nela, para garantir que não terá falhas e retrabalho depois.
5. Pausas ajudarão na produtividade no trabalho
Nenhum ser humano consegue se concentrar durante 8 horas seguidas, por isso, não se cobre muito. A Técnica Pomodoro é uma prática que sugere uma divisão de blocos de trabalho intensivo durante 25 minutos, seguidos de pequenas pausas de 5 minutos.
Esses intervalos são importantes para que você reponha energias e volte mais concentrado. Aproveite esse tempo para checar aquela notificação que chegou em seu celular, tomar um café, rolar rapidamente pelo feed do Linkedin ou qualquer outra coisa que possa ser uma distração durante a realização de suas tarefas.
6. Cuide de você
Acima de tudo, a sua saúde é fundamental. Se você não estiver saudável, não terá energia para realizar suas atividades, portanto se cuide em primeiro lugar!
- Procure se exercitar regularmente;
- Tome sol pela manhã;
- Se alimente bem;
- Tire um momento para cultivar seus hobbies.
Esses hábitos são muito importantes para manter sua capacidade total, e dar o gás que você precisa para realizar suas tarefas. Não se esqueça também de beber MUITA água, ok? A hidratação além de te dar energia, previne dores de cabeça e sintomas físicos, então deixe sempre uma garrafinha por perto.
Essas dicas podem te ajudar a mudar hábitos nocivos para ser mais produtivo com suas atividades.
Não deixe de conferir também nosso post com 10 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo.
E se você gostou do post e quer levar esse tema para sua empresa, nós temos um curso completo de Gestão do Tempo, é só clicar aqui para ver mais detalhes.