Trillio

Nosso Blog

O que é recrutamento e seleção estratégicos ou por competências?

Momento de recrutamento e seleção estratégico e por competência no ambiente de trabalho.

Recrutamento e seleção é um processo com medidas tomadas para atrair e selecionar profissionais capazes de ocupar uma posição atendendo às necessidades de uma organização. Aqui falaremos de duas formas de fazer isso: Recrutamento e Seleção Estratégicos e por Competências.

Recrutamento estratégico, como o próprio nome indica, é uma estratégia geral de recrutamento e seleção criada para equilibrar a força de trabalho com a demanda dos profissionais de RH, com o objetivo de minimizar erros ao selecionar candidatos. 

Para isso, é fundamental estabelecer uma base sólida de comunicação focada nas práticas de recrutamento para todas as pessoas envolvidas entenderem cada orientação e exercer corretamente suas tarefas.

Um processo de recrutamento e seleção desse tipo define detalhadamente cada etapa, especificando todos os perfis para as vagas e as metodologias que serão usadas.

Para otimizar todo o percurso das tarefas é possível contar com tecnologias que incluem fases digitais que facilitam a identificação de perfis por meio de inteligência artificial e mídias sociais. Um algoritmo pode iniciar a fase de triagem de currículos, por exemplo.

As plataformas de recrutamento, por exemplo, fazem com que as atividades diárias sejam feitas mais rapidamente ao coletar dados e disponibilizar pesquisa por experiência, conhecimento técnico, disponibilidade etc.

Além desse planejamento estratégico, é muito comum também efetuar recrutamento e seleção por competências.

Recrutamento e seleção por competência são mais específicos

Recrutar e selecionar por competências é um método criado para buscar candidatos que tenham competências específicas da função a ser ocupada. Portanto, é um processo mais personalizado.

Para além das qualificações técnicas dos profissionais, essa metodologia analisa as competências necessárias para a vaga.

Essa abordagem se baseia no que é chamado de CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Sendo que, resumidamente, Conhecimento é o que a pessoa sabe fazer; Habilidade é como ela faz; e Atitude, se ela quer fazer.

Dessa forma, os recrutamento e seleção por competências fazem com que as entrevistas e testes sejam mais consistentes, indo do topo ao fundo de funil da vaga rapidamente, além de tornar as contratações mais assertivas. 

Orientando-se por competências o RH diminui a chance de desligamentos, pois a contratação estará mais alinhada com as expectativas de ambas as partes. Facilitando, inclusive, a integração e acolhimento da cultura da organização.

Em um processo de recrutamento e seleção por competências, é necessário mapear exatamente o que a vaga exige, em específico. Para isso, é muito comum criar uma “persona” pensando no perfil da pessoa procurada.

Persona é um perfil semificcional para visualizar uma pessoa ideal para o cargo, como por exemplo: “A Eduarda é uma pessoa comunicativa, tem experiência em Marketing, com graduação concluída, é fluente em espanhol e gosta de liderar”.

Ao detalhar as características da persona, aumenta a possibilidade de achar a pessoa mais adequada ao trabalho.

Por falar em detalhes, a descrição da vaga deve ser minuciosa, clara e objetiva. Incluindo cada requisito atrelado à cultura organizacional.

Na entrevista, é interessante usar perguntas abertas para que os candidatos falem espontaneamente. Principalmente ao identificar as competências socioemocionais, também conhecidas como Soft Skills.

Segundo Jan Bruce, colunista da Forbes, para fazer com que as organizações sejam flexíveis e mais dinâmicas, as Soft Skills são essenciais. Inclusive, ela aponta que o controle emocional é uma das mais importantes.

Aliás, essa é a área em que a Trillio se especializou e criou a Trillio Play com mais de 45 cursos sobre diversos assuntos focando as Soft Skills, incluindo os: Saúde Mental; Mindfulness e Meditação; Transformação de Conflitos e muitos outros. Confira!

Veja outros textos que também podem te interessar
Como dar feedback de maneira assertiva: veja 5 dicas
Trabalho em equipe: 5 frases para inspirar times
Quais são os tipos de liderança que toda empresa precisa ter?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe​

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Está gostando? Compartilhe​