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Como dar feedback de maneira assertiva: veja 5 dicas

Homem branco dando feedback para uma mulher de cabelo cacheado no ambiente de trabalho.

A consultoria internacional Zenger/Folkman fez uma pesquisa com mais de 7 mil executivos na qual mostrou que mais de 44% deles têm dificuldade de dar feedback e se estressam com essa tarefa.

Isso não ocorre somente em relação a feedbacks negativos, aproximadamente 37% evitam também os feedbacks feitos para reforçar comportamentos positivos. Por que será?

Uma das respostas é que geralmente, não somos preparados para dar e receber feedback. 

Para te ajudar neste desafio, separamos algumas boas práticas que certamente vão te ajudar a evoluir ao dar feedbacks de forma mais assertiva, vamos descobrir quais são elas.

Dicas para dar Feedback com mais assertividade

Feedback nada mais é do que um diálogo entre duas — ou mais — pessoas com o objetivo de reforçar ou corrigir comportamentos. É uma mostra de cuidado e consideração quando uma pessoa líder, da gestão ou não, disponibiliza seu tempo e atenção para ajudar outra pessoa a crescer. Mas como fazer isso?

Para ajudar a superar essa dificuldade, há alguns pontos que você precisa seguir,  são eles: 

1. Preparação

Não é possível ter assertividade ao dar um feedback sem anotar antes os tópicos que serão tratados. Preste atenção em comportamentos que considere importante pontuar. Relembre situações e reúna informações, como e-mails e relatórios, ou seja, focando dados e fatos para que a conversa seja objetiva, sem achismos. 

Dizer que alguém precisa “melhorar sua comunicação” é algo muito vago, é preciso dar alguns exemplos claros como “em situações de apresentações…”, “você precisa dar mais clareza ao comunicar esse tipo de atividade, que tal tentar fazer isso….” são algumas sugestões de melhorias que podem ser verificadas na prática.

2. Controle Emocional

Além disso, é importante se atentar para as reações emocionais que possam surgir no momento da conversa, tanto as suas, quanto da outra pessoa. Observe o tom de voz, a linguagem corporal, o ritmo da fala, o contato visual, ou a falta dele.

Cruzar os braços, por exemplo, pode ser um sinal de desconforto, olhe nos olhos da pessoa, deixe o celular de lado. Esteja totalmente presente para criar uma conexão com a outra pessoa durante o feedback.

Para manter o controle emocional, você pode fazer exercícios de respiração antes da reunião. Inclusive, na Trillio Play, nossa plataforma com mais de 45 cursos de Business e Human Skills, há o treinamento de Mindfulness e Meditação que ensina várias técnicas efetivas para isso.

3. Saiba Ouvir

Essa dica é complementar à anterior. Realmente, preste atenção e ouça a pessoa, sem fazer julgamentos de valor. Mesmo que não concorde, deixe ela expressar o que sente e pensa. Isso faz parte de uma relação saudável. 

Quem escuta de verdade, não interrompe o discurso de ninguém, nem completa a fala do outro antes que ele termine seu raciocínio. Ouça de corpo e alma!

4. Tenha empatia

Ter empatia: colocar-se no lugar do outro. Está bem. Não é possível realmente se “colocar no lugar” de ninguém fisicamente, mas é perfeitamente possível pensar: “Se isso acontecesse comigo? Como eu me sentiria?”

Certamente você não gostaria de ser tratado com grosseria ou indiferença, não é mesmo?

Portanto, valorize as necessidades da pessoa como se fossem suas. Ainda que nem todas possam ser atendidas imediatamente, considere-as a médio e longo prazos. Além disso, você com certeza conhecerá as principais características de quem estará na sua frente. Caso contrário, seria muito cedo para dar um feedback.

Então, antes de apontar uma queda repentina na performance de alguém, entenda se há alguma questão pessoal ou profissional interferindo nas entregas. É necessário entender o que está por trás do desempenho das pessoas e criar com elas uma solução.

5. Crie um Plano de Ação

É aí que entra a necessidade de criar um Plano de Ação claro. Como por exemplo criar um horário alternativo para que alguém possa cuidar do familiar doente, ou voltar a estudar. 

A liderança pode recomendar cursos, vídeos, podcasts, palestras e/ou mentorias para que cada um da equipe possa desenvolver determinada competência. Enfim, o Plano de Ação vai incluir tarefas, novas medidas e combinados para sanar dificuldades e contribuir com o crescimento de cada profissional. Além de ser algo tangível para acompanhar no próximo feedback.

Seguir essas dicas certamente vão te ajudar nos próximos feedbacks. Mas se você quer preparar e/ou desenvolver as lideranças de sua empresa, desde os primeiros passos, conte com a Trillio Play, uma plataforma que oferece mais de 45 cursos sobre Business e Soft Skills, entre eles: Feedback sem tabu, Facilitado pelo nosso CEO Marcelo Mejlachowicz. Fale agora com nossa equipe!

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