Nós nos comunicamos o tempo todo, desde a hora que acordamos e damos um “bom dia!” até a hora de dormir quando mandamos aquela última mensagem no Whatsapp, mas você já parou pra pensar realmente na importância da comunicação? Comunicar-se é algo tão “automático” que a maioria das pessoas nunca parou para pensar sobre o assunto.
É por meio da comunicação que transmitimos nossas ideias e conseguimos decodificar a mensagem que nos é passada, seja numa conversa com amigos, familiares, colegas de trabalho, líderes ou clientes.
Portanto, a importância da comunicação é inegável, pois ela é a base de qualquer tipo de interação. Mas para além disso, você sabe qual é o impacto da comunicação no dia a dia?
E qual a importância da comunicação nas empresas?
Dependendo da sua idade, você já deve ter ouvido o jargão do inesquecível Chacrinha que diz: “Quem não se comunica, se trumbica!”. Essa afirmação “pegou” porque, é bem verdadeira.
Imagine então a importância da comunicação dentro de um contexto onde um ruído de qualquer tipo pode causar perdas de clientes, fornecedores, colaboradores e recursos.
Comunicar-se com clareza é fundamental
Para nos comunicar bem, é preciso considerar com quem falamos, como falamos e nossa capacidade de escutar o outro lado. Portanto, não tenha medo de perguntar!
Aliás, fazer perguntas ao longo de uma conversa ou em uma reunião de trabalho demonstra interesse em entender melhor o que a pessoa está dizendo. Mas aguarde uma pausa entre as falas para não interromper o outro no meio de uma linha de raciocínio.
Para uma boa interação, é fundamental respeitar as opiniões diferentes, mesmo que não se concorde com o que está sendo dito. Depois, apresente outro ponto de vista de maneira educada.
Quando falamos sobre a importância da comunicação, precisamos falar sobre saber ouvir
Saber ouvir é uma das habilidades de comunicação que todo profissional precisa desenvolver. Um dos maiores especialistas em Administração, Peter Drucker, afirma que ouvir o que não foi dito é o mais importante na comunicação, pois somente 7% do que chega ao nosso interlocutor tem a ver com a parte verbal da mensagem, isto é, aquilo que efetivamente estamos dizendo por meio de palavras.
Os outros 93% da mensagem são percebidos nas entrelinhas por meio de nossa postura, do volume da nossa voz, do ritmo da nossa fala. Quando nos comunicamos, além de saber o que dizer, é preciso observar também a forma como isso é feito.
Por exemplo, ao variar um pouco o tom de voz, é possível evitar que sua fala fique monótona; olhar nos olhos transmite segurança e credibilidade; manter a coluna ereta passa mensagem de prontidão, enquanto uma postura muito relaxada pode parecer descaso.
Considerar todos esses aspectos, contribui para que a empresa alcance melhores resultados:
- informando de forma clara objetivos, metas e responsabilidades;
- criando um clima organizacional positivo, por ouvir a opinião de todas as pessoas envolvidas;
- fomentando o trabalho em equipe mais harmonioso e colaborativo;
- fortalecendo uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva.
Enfim, criando um ambiente seguro para todos, todas e todes serem quem são, trabalhando de forma autêntica, motivando-se entre si e contribuindo com suas diversas vozes para que a empresa prospere na Nova Economia. Eis a importância da comunicação para melhorar resultados, tudo isso só é possível por meio dela.
Para saber mais sobre o assunto, a Trillio Play oferece os cursos: Comunicação; Comunicação na Prática; e A Comunicação Melhorando Relações. Além de mais de 45 outros cursos sobre Business e Human Skills pensando no desenvolvimento das primeiras lideranças para enfrentarem os desafios do dia a dia.
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