Trillio

Nosso Blog

Quais são os modelos de planejamento estratégico mais usados 

Se as ações da sua empresa não andam dando certo ou falham durante o processo, pode ser que o principal motivo seja a falta de modelos de Planejamento Estratégico.

Segundo pesquisas realizadas pelo Serasa, sua falta é o principal motivo que impede o crescimento de muitas empresas, levando até mesmo à falência.

Neste artigo, iremos explicar sobre a sua importância e o por que as empresas apostam cada vez mais neste tipo de ferramenta. Além de te orientar sobre o uso para tomadas de decisões necessárias para tudo fluir conforme pensado no início de qualquer projeto.

Antes de tudo, você precisa começar pela base, aprendendo a fazer a Gestão do Tempo de forma otimizada, de uma forma que todos os membros da equipe consigam visualizar e entregar suas tarefas num período de tempo realista, sem precisar executá-las sob pressão.

Afinal, Planejamento Estratégico e Gestão de Tempo andam lado a lado e dispensar um é o mesmo que querer fazer uma omelete sem ovos. Não dá!

O que são modelos de planejamento estratégico?

São estruturas que ajudam as empresas a desenvolverem seus planos de ações a curto, médio e longo prazo, em busca de atingir suas metas e objetivos, melhorando a produtividade e a eficiência operacional no ambiente de trabalho.

Os modelos de planejamento estratégico exigem que a sua empresa identifique o que ela deseja e quais são as tarefas diárias que precisam ser realizadas para chegar ao objetivo. 

Agora que você já sabe o que são esses modelos, vamos te apresentar:

10 tipos de modelos de planejamento estratégico para implementar na sua empresa. 

Leia cada uma com bastante atenção e opte pelo que melhor se adapta na sua rotina de trabalho. Implemente-o em seguida.

Lembrando que testes são sempre bem-vindos nesta decisão, então está tudo bem experimentar todos e fazer esta análise depois, ok?

Confira abaixo 10 modelos de planejamento estratégico.

1) Análise SWOT

A Análise SWOT vem do inglês e sua tradução em português significa:

  • forças (Strengths);
  • fraquezas (Weaknesses);
  • oportunidades (Opportunities);
  • ameaças (Threats).

Forças e fraquezas referem-se a operações internas, já oportunidades e ameaças são fatores externos.

Com esta análise, deve-se estabelecer ações realistas e metas objetivas, minimizando os riscos e aperfeiçoando os pontos fracos. Nela, é preciso determinar um tempo de execução e um limite para avaliar as ações. 

2) Objetivos e principais resultados – OKR

Além de ser uma ferramenta simples, a estrutura OKR ajudará a sua empresa a alinhar e acompanhar todas as metas estabelecidas.

Este modelo exige que você defina seus objetivos que você deseja alcançar com prazo determinado e os resultados-chaves necessários que medirão o progresso em direção aos objetivos. 

Percebe-se que um liga o outro?

3) Estrutura de Baldrige

Sua empresa está em busca de inovar e/ou aprimorar os métodos já existentes? Então esta ferramenta é para você!

Com ela, é possível criar um questionário para avaliar as necessidades da sua empresa e, em seguida, distribuí-lo aos colaboradores para obter um feedback coeso e realista, com respostas que serão dados mensuráveis em sua aplicação.

São vários fatores que te ajudarão nesta estrutura a identificar áreas de melhorias e conquistas, incluindo clientes, liderança, processos, resultados, entre outros.

4) Estratégia do Oceano Azul

Um oceano azul é o oposto de um oceano vermelho, referindo-se a um mercado saturado ou que já está desenvolvido.

Por isso, este modelo de estratégia ajudará a sua empresa a se desenvolver em um espaço de mercado incontestável, sobressaindo a concorrência, permitindo que você encontre o seu nicho e tenha maior lucratividade aumentando as suas vendas.

Este modelo de estratégia é bom para empresas exclusivas e repletas de ideias novas.

5) Análise PEST

PEST significa

  • político (P);
  • econômico (E);
  • sociocultural (S);
  • tecnológico (T).

Estes fatores são usados pela empresa para avaliar um setor e reconhecer quais são as causas que podem afetar a saúde da empresa. 

Existe também a versão PESTEL que é mais estendida, que considera fatores ambientais e legais quando falamos sobre modelos de planejamento estratégico.

Se você deseja examinar fatores externos em vez de operações internas que afetam os objetivos da sua empresa, este método pode ser útil para você! Que tal testá-lo?

6) Estrutura VRIO

VRIO significa:

  • valor (V);
  • raridade (R);
  • imitabilidade (I);
  • organização (O).

O que a sua empresa tem de valor que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado? 

Responder esta pergunta, te ajudará a determinar se a concorrência é grande no mercado que você planeja operar e se o seu recurso valioso é raro ou não entre os concorrentes.

7) Modelo de Alinhamento

Esta estratégia te ajudará a sincronizar as operações de negócios com os objetivos definidos para aumentar a eficiência interna.

Com o modelo de alinhamento, é preciso identificar primeiro uma meta antes de avaliar quais recursos ou operações são necessários para atingi-la, te ajudando a avaliar quais operações estão funcionando e o que precisa mudar a longo prazo.

Se você busca identificar quais operações estão bloqueando o andamento do seu negócio ou está em busca de garantir maior eficiência interna, vale a pena apostar neste modelo.

8) Planejamento baseado em metas

Este modelo de planejamento estratégico é útil para concretizar visões do futuro, definindo metas específicas a curto prazo.

Como as metas vêm após uma visão, é bem mais provável que elas se alinhem umas com as outras, sendo mais aplicável ao planejamento de longo prazo.

9) Planejamento Hoshin

A ideia do Planejamento Hoshin é ajudar a sua empresa a coordenar seus objetivos estratégicos com projetos e tarefas realizadas diariamente.

Podendo usá-lo para identificar seus objetivos, compartilhando com colaboradores e departamentos para obter um feedback profissional, podendo ser revisado mensalmente, trimestralmente e anualmente.

10) Modelo 7S

Para finalizar não poderíamos deixar de falar deste modelo, que é super útil para empresas que desejam garantir maior eficiência interna e consistência. 

Isso acontece por concentrar em alinhar todos os elementos internos de um negócio com a estratégia geral. 

Mas quais elementos são estes? São:

  1. estrutura (structure);
  2. estratégia (strategy);
  3. equipe (staff);
  4. estilo (style);
  5. sistemas (systems);
  6. valores compartilhados (shared values);
  7. habilidades (skills).

Com esses elementos, examina-se primeiro a interconectividade nas atuais operações comerciais, sendo possível criar melhorias de apoio às estratégias.

Quais são as vantagens de um Planejamento Estratégico? 

São inúmeros! Além de visar o crescimento da empresa, ele permite o alinhamento de expectativas entre colaboradores e gestores.

Quando os objetivos profissionais dos colaboradores não estão alinhados com o da empresa, podem surgir vários problemas que atrapalhem o modelo aplicado, como falta de engajamento, perda de produtividade, baixa retenção de talentos, entre outros. 

O planejamento estratégico ajuda a pensar em investimentos, na criação de sociedades ou até na migração para um novo modelo de negócio.

Agora me responda aqui: a sua empresa já tem algum desses modelos de planejamento estratégico implementado? Se não, fale com nosso time para saber mais e escolher o melhor para o sucesso do seu negócio!

Não deixe de capacitar o seu time com a Trillio Play. São mais de 45 cursos profissionalizantes para desenvolver a sua liderança com transformação e inovação.

Fale com nosso time e saiba mais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe​

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Está gostando? Compartilhe​