“Seu trabalho ficou excelente. Mandou muito bem!” Se você já falou ou ouviu algo semelhante após ver o resultado do trabalho de algum profissional, saiba que este comentário não foi um feedback positivo, mas sim um elogio!
Neste artigo, te ensinaremos o que é um feedback, como fazê-lo de forma positiva e a sua importância para o crescimento de qualquer empresa.
Continue a leitura para saber mais e aprender a dar feedbacks consistentes, assertivos para quem o receber. Vamos lá?
O que é um feedback?
Feedback é uma troca feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelas suas ações, comportamentos e tarefas a fim de melhorias.
Ele é feito por meio de uma análise profunda para compreender se as expectativas dos resultados e entregas estão sendo cumpridas ou não pelo colaborador.
O feedback pode ser positivo (com palavras que agradam aos ouvidos) ou construtivo (com palavras que não agradam tanto, porém são importantíssimas e indispensáveis para o desenvolvimento profissional).
Os dois são ultra essenciais e precisam ser colocados em prática para uma empresa alcançar o sucesso, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Neste link, te daremos 5 dicas para aplicar qualquer um dos dois tipos de feedback de maneira assertiva.
Vale a pena voltar aqui e ler após você descobrir:
O que é um feedback positivo?
O feedback positivo é parte do processo de reconhecimento do desempenho de um(a) colaborador(a), tendo como objetivo motivá-lo em seu trabalho, sendo uma ótima estratégia usada pelas empresas para incentivar e engajar seu time.
Esse retorno positivo pode ser dado por quem desempenha o papel de liderança ou por colegas de trabalho, ajudando a promover o engajamento e a retenção de talentos.
No entanto, para o setor de RH alcançar resultados mais eficientes e produtivos com o feedback positivo, o mecanismo deve ser incorporado na prática de Gestão de Pessoas, com o objetivo de melhorar o desempenho das equipes e contribuir para o crescimento saudável da empresa.
Saiba como incluir o feedback positivo na Gestão de Pessoas de maneira eficiente.
Qual a importância do feedback positivo em uma empresa?
A empresa como um todo se beneficia quando um colaborador está satisfeito, porque uma equipe motivada é mais produtiva, e consequentemente, alcança mais e melhores resultados.
Por outro lado, o colaborador se beneficia ao perceber que o seu esforço e bom trabalho estão sendo reconhecidos.
É muito importante que a liderança, junto com o time de RH valorize o poder que o feedback positivo tem, criando rituais com frequências definidas para a atividade.
Além de destacar a parte bem feita do trabalho, o feedback positivo traz mais desempenho, eficiência e produtividade ao colaborador, fortalecendo o vínculo de confiança e o canal de comunicação entre o líder e a equipe.
A comunicação é outra etapa essencial que não deve ser pulada. Saiba o motivo ao ler este texto sobre a importância da comunicação para melhores resultados nas empresas.
Como dar um feedback positivo?
Se você se preocupa com os resultados do seu negócio, lembre-se que o feedback positivo não é para apontar falhas, mas sim para dar suporte ao colaborador(a), fazendo com que ele(a) se sinta importante para a empresa e perceba o seu real valor para o crescimento do negócio.
Dizer coisas boas para alguém é sempre mais fácil do que dizer coisas ruins, não é? É válido lembrar que o seu objetivo não é apenas elogiar, é preciso ter um embasamento que seja real e transparente.
Por este motivo, ele deve ser planejado com antecedência para ser feito corretamente no momento certo. Desta forma, ele será capaz de estreitar o vínculo entre a empresa e o profissional.
Quando o feedback positivo é mal colocado, ele pode deixar o colaborador confiante demais, aumentando a probabilidade de erros ou reduzindo os trabalhos de outros colaboradores. Não é isso o que queremos, certo?
Para dar um feedback positivo de sucesso, é preciso tomar alguns cuidados e seguir um guia de procedimentos, que são eles:
- planejar o feedback;
- criar uma situação adequada;
- escolher o momento ideal de realizá-lo;
- dar bons exemplos;
- definir metas;
- manter sua frequência;
- reconhecer o trabalho do colaborador;
- investir em tecnologia que facilita o processo e
- escutar o colaborador.
Outro fator relevante é deixar claro que o seu bom desempenho está sendo visto pela organização. Essa atitude demonstra respeito, consideração no que está sendo produzido e valorização dos esforços da pessoa.
Afinal, o objetivo maior é promover aprendizagem e gerar um clima positivo no ambiente de trabalho.
Há vários processos de feedbacks que podem ser implantados. Saiba qual pode ser o processo ideal de feedback para sua empresa.
O que evitar ao dar um feedback positivo?
Por ser um feedback positivo, muito se acredita que não precisa de planejamento para dá-lo a quem vai receber, pois, querendo ou não, ela sairá satisfeita do diálogo. É aí que está o erro que pode influenciar diretamente no processo.
É imprescindível que a pessoa responsável por dar o resultado esteja preparada para este momento, sabendo exatamente o que vai falar sem ficar “dando a volta por cima”, evitando gerar qualquer tipo de constrangimento ou situação desagradável entre ambas as partes.
Para se tornar mais competitiva no mercado de trabalho, a empresa precisa estar aberta aos elogios e críticas, para corrigir falhas e atender as necessidades do seu público-alvo.
Não levar o feedback dos(das) colaboradores(as) em consideração também é um erro grave cometido pelas empresas. Os(As) profissionais devem ter autonomia para questionar e progredirem.
As pessoas que recebem o feedback positivo poderiam muito bem ignorar a situação e buscar outras oportunidades, mas, ao dá-lo, a preocupação é demonstrada, além da vontade de melhorar o negócio.
Além dos erros que citamos acima, separamos outros oito que devem ser evitados ao dar um feedback positivo. Veja abaixo:
- exagerar demais nos elogios;
- ter base em achismos, sem ter a devida certeza;
- fazer comparações;
- dar o feedback depois de muito tempo;
- expor o colaborador à equipe;
- não se preparar antecipadamente;
- elogiar em momentos indevidos;
- deixar de lado o acompanhamento contínuo.
Você já sabe o que é um feedback positivo, como dar e quais são os erros mais cometidos que devem ser evitados. Agora, iremos te mostrar
5 passos para fazer um feedback positivo
O feedback positivo é tão poderoso por ser capaz de esclarecer para os profissionais que eles alcançaram os padrões exigidos ao realizar a atividade que estava sob sua responsabilidade, tornando-se uma boa referência para futuras ações, sabendo quais são os fatores que precisarão ser melhorados.
A seguir, separamos 5 passos para fazer o feedback positivo de forma assertiva. Confira!
1 – Planeje-se com antecedência
Preparar-se para o feedback pode manter as pessoas ainda mais engajadas e motivadas para continuar a desempenhar um bom papel na empresa.
2 – Destaque sempre os pontos negativos e positivos
O ideal é destacar os pontos positivos primeiro para evitar desmotivações. Levar em consideração os trabalhos de destaque que fizeram diferença para os resultados da empresa.
Revele as principais causas vistas pelos gestores, isso permite que ele se sinta querido e importante.
Em seguida, fale os pontos negativos, com soluções de melhoria para o seu desenvolvimento.
3 – Pontue o que precisa ser mudado
A dica para fazer este passo fluir bem, é contar em que situação o acontecido ocorreu e em seguida, dar exemplos do comportamento esperado, usando estratégias de fácil compreensão para se lembrar sempre.
Seja cuidadoso e utilize palavras adequadas que reforcem quais atitudes a pessoa precisa rever ou eliminar.
4 – Seja empático
Coloque-se no lugar do outro. Mesmo já tendo o seu feedback positivo preparado, é ideal saber como o profissional enxerga o ambiente de trabalho.
Dessa forma, é possível dar um retorno mais assertivo e que faça sentido para quem está recebendo, com o intuito de colocar em prática ações que sejam mais eficazes.
5 – Preze pela honestidade e seja transparente
Pode ter certeza que quanto mais sincero for o feedback positivo, maiores serão as chances do colaborador compreender o que foi passado com facilidade.
Outra dica chave é tornar o ambiente mais harmônico e natural possível, para em seguida, questionar o nível de entendimento e satisfação do profissional, evitando assim, que não fique nenhuma dúvida.
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