Fazer parte de grupos é algo que estará presente em toda a nossa carreira, passando por diferentes setores e profissionais.
Quando você começou a desempenhar o papel de líder, talvez tenha aprendido que desenvolver um bom trabalho em equipe é o mesmo que olhar para o trabalho em geral, dividi-lo em tarefas e em seguida, atribuí-las aos colaboradores. Cada um fazendo a sua parte até chegar ao fim do trabalho ou projeto.
Hoje em dia, sabemos que apenas isto não basta! Também é preciso zelar pela boa convivência do grupo, alinhando expectativas, prioridades e propósitos, visando o alcance de melhores resultados.
Neste conteúdo, iremos te contar 10 estratégias que podem ser aplicadas para motivar a sua equipe e conduzir os times ao sucesso. Para descobrir quais são, continue a leitura, mas antes de tudo você precisa saber:
O que é o trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é constituído por pessoas que compartilham metas em comum que só podem ser alcançadas por meio do esforço coletivo.
No ambiente corporativo, o trabalho em equipe é caracterizado por um grupo de pessoas que atuam juntos em prol de um objetivo. Para isso, a equipe pode ser constituída por pessoas de um mesmo setor ou de áreas diferentes.
Há algumas características que tornam uma equipe mais madura e preparada aos desafios, resultando diretamente na alta performance. São elas:
- comunicação empática e escuta ativa;
- união de diversidade dentro dos times;
- comprometimento de cada indivíduo com os objetivos;
- aprimoramento das etapas do processo;
- desenvolvimento de habilidades e competências.
Desta forma, haverá a união de talentos, visões, experiências e habilidades distintas, formando equipes plurais e promovendo a diversidade no ambiente de trabalho com mais segurança, conforto e propício para o crescimento de todos.
Há passos a serem seguidos para obter melhores resultados e trabalhar o desenvolvimento de sua liderança em situações de trabalho de equipe. Conheça 10 estratégias que separamos a seguir.
10 estratégias para um bom trabalho em equipe
Agora que você já sabe o que é um trabalho em equipe, leia as 10 estratégias para um bom trabalho em equipe com bastante atenção, avalie com base na realidade da sua equipe hoje em dia e faça testes para descobrir qual funciona para a sua realidade. Temos certeza que todas serão super válidas!
1.Conheça cada membro da equipe
Este passo é fundamental e indispensável para uma convivência mais produtiva e positiva. Para que isso aconteça, é preciso criar laços com quem passa a maior parte do dia com você.
Procure saber quais são os sonhos e as motivações que fazem seus colaboradores levantarem todos os dias da cama e deixarem sua família para ir ao trabalho.
Conheça suas dificuldades, limitações e o que cada colaborador tem de melhor, mas tome cuidado para não ser invasivo! Procure sempre agir de forma natural e respeitosa.
2. Respeite as diferenças
Respeitar as diferenças de cada pessoa é primordial em qualquer lugar que você esteja, isso se aplica principalmente no ambiente de trabalho.
Quando falamos em diferenças, estamos falando de todas elas! Sejam físicas, de classe, origem, raça, crença, trajetória, filosófica, orientação sexual, entre outras.
Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.
Já deu para perceber que uma equipe diversificada é um terreno para a criatividade, já que, quando colocamos pontos de vistas diferentes para pensarem juntos sobre o mesmo assunto, é bem mais provável que novas soluções sejam encontradas, abrindo portas para a inovação.
Explore a potencialidade de seus colaboradores e aprenda a conviver com as diferenças de cada um.
Para se aprofundar no assunto, saiba os benefícios da diversidade no ambiente de trabalho.
3. Esteja aberta a novas ideias
Trabalhar em equipe também é estar aberto a ouvir, compreender e aceitar novas ideias. Além de encontrar novos aprendizados e caminhos, este é um passo muito importante para alcançar bons resultados.
Quando uma pessoa entende que suas ideias são bem-vindas, ela começa a aceitar com mais facilidade o que é proposto pelos outros.
4. Compartilhe ideias
De nada adianta fazer parte de uma boa equipe se você continua trabalhando sempre de forma individual.
Seus colaboradores precisam ser inspirados para continuarem motivados, lembra?
Por isso, não deixe de compartilhar suas ideias e conhecimentos, contribuindo com o crescimento de seus colaboradores da mesma forma que eles contribuem com o da empresa.
5. Seja participativo
Quer um ótimo exemplo para incentivar a sua equipe? Mostre que você é uma pessoa ativa!
Participe, se empenhe, faça parte das atividades propostas e lembre-se que uma equipe só funciona bem quando cada pessoa sente que está trabalhando de forma justa e igualitária.
6. Demonstre interesse
Respeitar prazos e mostrar disposição para aprender e testar novas propostas são formas de demonstrar interesse, o que também significa estar sempre comprometido com seus colaboradores.
Ouvir e praticar a escuta ativa também é uma habilidade fundamental e rende bons frutos para o desenvolvimento do trabalho em equipe.
7. Pratique o hábito de dar feedbacks assertivos
Construir e manter um ambiente em que feedbacks são aplicados com frequência é um ótimo caminho. Saiba fazer boas críticas e colocar bem o seu ponto de vista, sem ofender ou desvalorizar as ideias de ninguém.
Quando a equipe se mostra aberta e confiante a receber feedbacks, o crescimento de qualquer trabalho ou projeto tende a ser bem mais rápido e eficiente.
Tenha cuidado com as críticas! Ninguém gosta de ser criticado em público, ainda que seja uma crítica construtiva.
Reserve um tempo para uma conversa particular com quem vai recebê-lo, se prepare antes de falar e busque sempre acrescentar algo positivo para os colegas.
Quer se aprofundar neste assunto? Então veja esse artigo sobre como dar feedback de forma assertiva em 5 dicas.
8. Incentive a autonomia
Sabemos que grande parte do trabalho em equipe é coletivo, mas também é importante compreender que muitas de suas partes são feitas de forma individual.
Cada membro é responsável por uma função que junta, forma um todo. Incentivar a autonomia fará com que cada colaborador se sinta mais independente, confiante e pronto para realizar aquela tarefa com proatividade, sem esperar que a cada instante, digam o que precisa ser feito.
9. Tenha visão sistêmica
Ter uma visão sistêmica é o mesmo que saber olhar para o todo, com o objetivo de enxergar melhorias e encontrar soluções para os problemas de forma mais estruturada.
A visão sistêmica permite que os colaboradores consigam visualizar todas as partes do projeto que está sendo construído, além de suas próprias atividades.
10. Desenvolva a confiança mútua
A confiança é uma das qualidades indispensáveis para que um trabalho em equipe funcione bem.
É preciso confiar no trabalho de seus colaboradores e fazer com que eles também confiem no seu.
Uma dica é não ter vergonha de expor seus erros e dúvidas sobre o projeto que estão construindo juntos.
Uma coisa é certa quando falamos em trabalho em equipe
O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento de qualquer organização.
O sucesso é certeiro quando se tem uma equipe inspirada e motivada, que possui uma comunicação transparente e proativa para buscar soluções inovadoras.
A equipe e a empresa podem ser grandes, médias ou pequenas, mas uma coisa é certa: o trabalho em equipe costuma acompanhar os profissionais do início ao fim de sua carreira. Por isso, trabalhar de forma coletiva é uma habilidade que precisa ser trabalhada constantemente.
Lidar com o próximo pode exigir paciência, cuidado e atenção. O principal é se manter disponível e aberto para o diálogo!
Gostou deste conteúdo?
Deixe um comentário contando sobre suas experiências trabalhando em equipe e compartilhe com aquela pessoa que você acha que vai ler e colocar em prática.
Quer saber mais sobre Business e Soft Skills para a formação das pessoas que lideram em sua empresa? Fale com a nossa equipe e conheça nossas soluções.