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3 frameworks para ajudar você na tomada de decisão na empresa

Homem branco com perfil executivo pensando na tomada de decisão em uma empresa ao olhar pela janela.

Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar na tomada de decisão.

No dia a dia profissional, a necessidade de tomar decisões é corriqueira, por isso é muito útil ter à mão alguns modelos de trabalho genéricos nos quais possamos adaptar nossa realidade, como no momento de tomada de decisão, por exemplo. Esses modelos de trabalho são conhecidos como frameworks.

Os frameworks são pequenas estruturas que podem auxiliar diversas tarefas, aqui vamos focar na tomada de decisão.

Ao tomar decisões, é necessário considerar diversos aspectos. Para isso, trouxemos a você 3 frameworks que coletam informações específicas que devem ser avaliadas nesse processo. São eles:

1.  Matriz GUT

Você tem várias pendências para verificar, mas como saber qual é a prioridade? A Matriz GUT ajuda a priorizar decisões para resolver um problema. Ela é mais usada na tomada de decisão complexa. Por isso, a sigla GUT: Gravidade, Urgência e Tendência.

Também conhecida como Matriz de Decisão,  esse framework ajuda na tomada de decisão em relação às estratégias, definindo quais delas devem ser executadas primeiro.

  • Gravidade: diz respeito ao impacto que o problema pode trazer;
  • Urgência: é sobre o tempo que se tem para resolver. Quanto menos tempo, mais urgente será;
  • Tendência: é a capacidade do problema se manter estável ou piorar do curto ao longo prazo.

Na Matriz GUT, cada questão é pontuada de 1 a 5, conforme sua prioridade. Veja um exemplo:

Tabela, Calendário

Descrição gerada automaticamente

2. Matriz de Eisenhower

Identificadas as prioridades dos problemas, como organizar as etapas para resolvê-los? Nesse momento, você pode usar a Matriz de Eisenhower e visualizar as tarefas em si. Elas são distribuídas em 4 quadrantes divididos em dois eixos: Importância e Urgência.

Cada quadrante terá um comando: Fazer agora, Agendar, Delegar ou Eliminar. Conforme a imagem a seguir:

Gráfico, Gráfico de mapa de árvore

Descrição gerada automaticamente
  • As tarefas no quadrante “Fazer Agora” são as mais importantes. Por exemplo, responder a um e-mail da sua liderança ou cliente importante.
  • No “Definir quando fazer” vão as tarefas importantes, mas não urgentes; aquelas que você executar no futuro, como se reunir com a equipe para falar sobre um tema não urgente. 
  • Em “Delegar”, coloca-se as tarefas que não são tão importantes como as urgentes, mas que ainda devem ser feitas rapidamente. Se tiver que fazer uma ligação, por exemplo, você pode pedir a um colega para ir a uma reunião no seu lugar. 
  • Tudo o que sobrar irá naturalmente para o “Eliminar”, pois são coisas que você não precisa fazer durante o expediente, como entrar nas redes sociais, por exemplo.

Com essa matriz é possível aumentar a produtividade e assertividade nas entregas do dia a dia.

3. Análise SWOT/FOFA

A sigla original vem do inglês: Strenghts (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); Threats (Ameaças).

Mas podemos facilitar nossa vida e chamá-la de FOFA no nosso bom e velho português: (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

A FOFA  é um dos frameworks mais usados para analisar estrategicamente a empresa como um todo, mas também pode ser adaptado para verificarmos nossos potenciais profissionais de forma personalizada. Com ela, é possível tomar uma decisão sobre uma oportunidade de trabalho ou adotar uma nova estratégia para a equipe.

A partir disso, você saberá como definir as metas necessárias para o seu crescimento pessoal ou da empresa, planejando sua carreira para curto, médio e longo prazo, por exemplo.

Além disso, você pode contar com a Trillio Play que tem mais de 45 cursos sobre Business e Soft Skills. Fale agora com nossa equipe!

E para ajudar a tomar decisões assertivas em seu dia a dia, veja outros textos que separamos para você:

– O que considerar em um processo de tomada de decisão?
– Quais são os tipos de liderança que toda empresa precisa ter?
– Diversidade no ambiente de trabalho

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