Saiba como as soft skills podem ajudar a evitá-la
Se você está passando por uma situação de estresse extremo que está te levando à exaustão e à perda de interesse em realizar suas atividades no trabalho, você possivelmente está lidando com a Síndrome de Burnout.
Descubra quais seus efeitos no dia a dia, e como você pode desenvolver soft skills para evitá-la.
O que é e como identificar a Síndrome de Burnout?
Burnout é uma síndrome ocupacional causada pelo estresse excessivo e prolongado que leva ao estado de exaustão física, mental e emocional e consequentemente, ao esgotamento profissional.
Por se tratar de uma tensão psicológica, se a pessoa não buscar ajuda o mais rápido possível, o Burnout pode desencadear depressão e outras doenças.
Confira algumas situações que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem levar à Síndrome de Burnout:
- Sentimento de impotência ou falta de controle sobre sua função;
- Você sente que não é reconhecido pelo bom trabalho que faz;
- Não te dão expectativas claras, ou então, exigem muito de você;
- Você faz um trabalho monótono ou que não gosta;
- O seu ambiente de trabalho é desorganizado e estressante.
Quais são seus sintomas no dia a dia?
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional e seus sintomas são, principalmente, emocionais e comportamentais, afetando diretamente a produtividade. Quanto mais o estresse se prolonga, menor a motivação e engajamento nas rotinas diárias.
Veja abaixo alguns dos efeitos comportamentais do Burnout:
- A pessoa fica desmotivada e pessimista;
- A produtividade e eficiência diminuem gradativamente;
- Atrasos e/ou sair mais cedo, ficam cada vez mais frequentes;
- Procrastinação na hora de realizar tarefas;
- Isolamento dos colegas de trabalho;
- Aumento repentino de erros na realização das atividades.
Além disso, apesar de ser um problema de saúde mental, o Burnout pode apresentar também sintomas físicos, como: fortes dores de cabeça, fadiga, dores abdominais e apresentar imunidade baixa, aumentando as chances de ficar doente.
E como evitar o Burnout?
Agora que você sabe mais sobre a Síndrome de Burnout e como ela impacta negativamente a vida pessoal e profissional de quem a desenvolve, vamos falar um pouco sobre como evitá-la.
Por ser um problema emocional e comportamental, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (as famosas soft skills) é essencial para que se crie um ambiente de trabalho confortável e amigável, evitando situações que possam desencadear a síndrome.
Separamos algumas das soft skills mais importantes a serem desenvolvidas para evitar o Burnout e também conteúdos específicos sobre cada uma delas. Dê uma olhada:
Comunicação
- A comunicação é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas quando falamos em evitar o Burnout;
- Falhas na comunicação são o principal motivo para o surgimento de situações estressantes e sabemos que, se estas se repetem, o Burnout bate à porta;
- Trabalhe para desenvolver habilidades de comunicação.
Algumas pessoas pensam que a comunicação é um dom, mas não é. Qualquer um pode se comunicar bem se focar em desenvolver essa habilidade.
Transformação de conflitos
Os conflitos também estão no topo da lista de situações que originam a Síndrome de Burnout por serem extremamente estressantes e, quando não resolvidos, repetitivos.
Os conflitos não são necessariamente ruins, por isso é muito importante desenvolver a habilidade de transformar conflitos. Desenvolvendo essa habilidade, você aprende a criar pontes ao invés de muros.
Feedback
A hora de dar e/ou receber um feedback também pode causar angústia e estresse para algumas pessoas, tornando-se mais um fator para o desencadeamento de transtornos emocionais como o Burnout. Por isso, é super necessário desenvolver esta habilidade.
Se você desenvolveu as habilidades anteriores citadas aqui, você já tem meio caminho andado, pois os princípios iniciais para aprender sobre feedback são a boa comunicação e entender como o outro se sente. Confira as dicas para mandar bem no feedback e tornar esse processo saudável.
Gestão de tempo
A última habilidade que vamos falar é a de gestão do tempo. Desenvolver essa habilidade é muito importante para que você saiba organizar e priorizar suas tarefas, de forma que não fique sobrecarregado, estressado e exausto.
Organize melhor seu dia e crie o hábito de listar suas tarefas, definindo o que é urgente e o que é importante. Confira nosso post com 10 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo, e garanta habilidades incríveis para crescer na sua jornada.
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