Muito se fala sobre o planejamento estratégico no ambiente corporativo, tornando-se até um assunto clichê! Mas é inegável que ele é a ferramenta mais importante para alcançar o sucesso do seu negócio.
Você já tinha parado para pensar nisso antes? Talvez não devido a falta de tempo consumido pelas atividades operacionais da sua empresa. É por este motivo que iremos te explicar o que é um planejamento estratégico e também, ensinar a montar o seu do zero.
Após a conclusão deste artigo, temos certeza que a primeira coisa que você fará será a revisão do planejamento estratégico do seu time ou da sua empresa, ou, caso ainda não possua, procurar o melhor modelo para começar a implantar já.
Anote tudo o que achar válido. No fim, revise tudo e analise o que pode ser feito pensando em melhorias. Vamos lá?
O que é um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização.
Sua função é atingir os objetivos dentro de um contexto previamente analisado, podendo ser visto como uma espécie de roteiro, por indicar onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir sua jornada.
Antes de continuarmos, iremos responder a pergunta abaixo que talvez você esteja questionando.
O planejamento estratégico é só para grandes empresas?
Todo negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, tem objetivos a serem atingidos, certo?
Por isso a resposta é não! O planejamento é um processo que pode ser desenvolvido e incorporado na cultura de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento em que atua.
Agora que você sabe que ele é para qualquer negócio, descubra:
Para que serve o planejamento estratégico?
Em meio a tamanha concorrência e tantas empresas atuando no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais difícil chegar em algum lugar sem um planejamento estratégico.
Ele é essencial desde a abertura do negócio, quando ainda se é um bebê e está dando os primeiros passos, até a sua desenvoltura, criando forma para que haja um plano bem estruturado que flua progressivamente.
Depois que a ideia sai do papel e a empresa abre suas portas, a necessidade de ter um planejamento estratégico se torna ainda maior, servindo para:
- desenvolver ações que conquistem novos clientes, mantendo os atuais através da ampliação dos canais de vendas;
- lançar novos produtos e serviços de forma estratégica, porque de nada adianta investir tempo e dinheiro com soluções inovadoras sem saber inseri-las no mercado;
- posicionar a marca, pois ter um posicionamento é uma vantagem um tanto competitiva em relação às empresas que não tem;
- lidar com as oscilações e os riscos do mercado;
- aumentar as vendas e consequentemente, os lucros;
- utilizar cada recurso de forma eficiente de acordo com as metas;
- otimizar a gestão financeira e por fim, o mais temido:
- evitar que o seu negócio chegue a falência por má administração.
Conheça 7 conceitos básicos de administração para que o seu negócio chegue longe da última situação citada acima.
Como você mesmo viu, o planejamento estratégico dá um norte para resolver os problemas da sua empresa e atingir suas metas. Mas, para isso acontecer, é preciso que ele esteja adaptado à sua realidade.
Se a sua meta é abrir uma filial daqui há dez anos, por exemplo, é ele que te ajudará a estabelecer os passos até lá!
Sabe aquelas dívidas que estão em atraso e precisam ser colocadas em dia? É ele que vai te ajudar a fazer isso!
Pode até parecer ironia, mas até no processo de fechamento de uma empresa é preciso ter um planejamento estratégico, já que é ele que preparará os passos a serem dados, para que as ações tomadas sejam claramente definidas e em seguida, realizadas.
Logo, percebe-se que é impossível pensar no sucesso de uma empresa sem o plano como o ponto de partida, principalmente quando o assunto é tomar decisões e colocá-las em prática.
No processo de tomada de decisões, há algumas considerações que precisam ser feitas.
Espero que até aqui tenha absorvido muito sobre o assunto, pois agora daremos o passo a passo de:
Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos?
É preciso ter um cronograma e seguir alguns passos específicos para que o seu planejamento estratégico seja bem feito.
A seguir, conheça quais são eles:
Passo 1: Faça um diagnóstico do cenário atual e do futuro
O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico precisa avaliar a fase em que a empresa se encontra hoje e refletir sobre onde você espera que ela esteja nos próximos anos.
Fazendo isso, torna-se possível antecipar quais são as oportunidades e os desafios que possivelmente serão encontrados durante a trajetória.
Desta forma, será mais fácil pensar em ações gerais que ajudem a fazer o percurso da melhor maneira possível.
Passo 2: Determine a missão, visão e valores
Lembra que falamos que o posicionamento é algo vantajoso para o seu negócio? Junto com ele, a identidade de uma organização são fatores centrais para a elaboração de uma estratégia.
Quanto maior a transparência em torno desses fatores, melhor é! Uma vez que colabora para construir um diferencial em relação à concorrência. Anote isso: se a missão, a visão e os valores da empresa ainda não foram determinados, esse deve ser o segundo passo!
Pois a missão é o propósito da organização. Já a visão, é o futuro que se pretende concretizar por meio dela enquanto os valores, são os princípios básicos, sobre os quais todas as atividades e os comportamentos das pessoas ligadas à organização devem se pautar.
Aqui na Trillio, todos estes três pilares estão bem elaborados. E por aí, como está?
Passo 3: Estabeleça metas e objetivos
Você sabe qual é a diferença entre as duas palavras? Antes de continuarmos, vale a pena lembrar que:
Metas:
São realizações objetivas, que facilmente podem ser traduzidas em ações práticas, enquanto…
Objetivos:
São realizações maiores e mais amplas, seja ele de médio ou longo prazo.
Seguindo esta linha de raciocínio, um exemplo básico é que, atingir um determinado número de faturamento anual é uma meta, enquanto tornar a empresa líder de um setor é um objetivo.
Após o planejamento estratégico da sua empresa estar pronto e sendo aplicado, é preciso ter formas de avaliar a execução das ações previstas e o progresso quanto às metas e os objetivos.
Para isso, é preciso ter indicadores-chaves de sucesso para mensurar as metas, precisando estar alinhada com os aspectos que se pretende alcançar.
Passo 4: Defina iniciativas para estratégias e um plano de ação
Neste passo, serão traçadas as ações estratégicas que devem ser realizadas para concretizar as metas e os objetivos do planejamento estratégico da sua empresa.
Por este ser um passo mais amplo que visa os resultados a longo prazo, geralmente as ações não precisam ser tão detalhadas e específicas quanto aquelas traçadas a curto ou longo prazo.
Quanto ao plano de ação, para estabelecê-lo é preciso usar uma ferramenta chamada 5W2H, que consiste em responder sete perguntas para traçar ações, que são:
- O que deve ser feito? (What?)
- Por que deve ser feito? (Why?)
- Quem deve fazer? (Who?)
- Onde deve ser feito? (Where?)
- Quando deve ser feito? (When?)
- Como deve ser feito? (How?)
- Quando custará para ser feito? (How much?)
Passo 5: Acompanhe e analise os resultados
Neste passo, o planejamento estratégico da sua empresa já está pronto, só que o processo ainda não acabou. É necessário avaliar a execução e o progresso!
Ao longo do caminho, o acompanhamento dos resultados revelará se as ações precisam ser modificadas ou não. Lembra das metas e objetivos que falamos acima? Até eles podem sofrer alterações.
Assim, é importante não pensar no plano como algo imutável, mas como uma ferramenta dinâmica e flexível que acompanha as transformações das empresas.
Neste texto, você aprendeu o que é um planejamento estratégico e como implantá-lo em sua empresa. Que tal conhecer quais são os modelos estratégicos mais usados pelas empresas?
E para aprimorar a visão de Business e Soft Skills das pessoas que lideram em sua empresa, conheça as soluções da Trillio. Fale com a gente agora mesmo!