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Planejamento estratégico: o que é e como montar o da sua empresa do zero

Pessoas em volta da mesa analisando os dados para fazer o planejamento estratégico

Muito se fala sobre o planejamento estratégico no ambiente corporativo, tornando-se até um assunto clichê! Mas é inegável que ele é a ferramenta mais importante para alcançar o sucesso do seu negócio. 

Você já tinha parado para pensar nisso antes? Talvez não devido a falta de tempo consumido pelas atividades operacionais da sua empresa. É por este motivo que iremos te explicar o que é um planejamento estratégico e também, ensinar a montar o seu do zero.

Após a conclusão deste artigo, temos certeza que a primeira coisa que você fará será a revisão do planejamento estratégico do seu time ou da sua empresa, ou, caso ainda não possua, procurar o melhor modelo para começar a implantar já.

Anote tudo o que achar válido. No fim, revise tudo e analise o que pode ser feito pensando em melhorias. Vamos lá?

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização.

Sua função é atingir os objetivos dentro de um contexto previamente analisado, podendo ser visto como uma espécie de roteiro, por indicar onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir sua jornada. 

Antes de continuarmos, iremos responder a pergunta abaixo que talvez você esteja questionando.

O planejamento estratégico é só para grandes empresas?

Todo negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, tem objetivos a serem atingidos, certo?

Por isso a resposta é não! O planejamento é um processo que pode ser desenvolvido e incorporado na cultura de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento em que atua. 

Agora que você sabe que ele é para qualquer negócio, descubra:

Para que serve o planejamento estratégico?

Em meio a tamanha concorrência e tantas empresas atuando no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais difícil chegar em algum lugar sem um planejamento estratégico.

Ele é essencial desde a abertura do negócio, quando ainda se é um bebê e está dando os primeiros passos, até a sua desenvoltura, criando forma para que haja um plano bem estruturado que flua progressivamente.

Depois que a ideia sai do papel e a empresa abre suas portas, a necessidade de ter um planejamento estratégico se torna ainda maior, servindo para:

  • desenvolver ações que conquistem novos clientes, mantendo os atuais através da ampliação dos canais de vendas;
  • lançar novos produtos e serviços de forma estratégica, porque de nada adianta investir tempo e dinheiro com soluções inovadoras sem saber inseri-las no mercado;
  • posicionar a marca, pois ter um posicionamento é uma vantagem um tanto competitiva em relação às empresas que não tem;
  • lidar com as oscilações e os riscos do mercado;
  • aumentar as vendas e consequentemente, os lucros;
  • utilizar cada recurso de forma eficiente de acordo com as metas;
  • otimizar a gestão financeira e por fim, o mais temido:
  • evitar que o seu negócio chegue a falência por má administração.

Conheça 7 conceitos básicos de administração para que o seu negócio chegue longe da última situação citada acima. 

Como você mesmo viu, o planejamento estratégico dá um norte para resolver os problemas da sua empresa e atingir suas metas. Mas, para isso acontecer, é preciso que ele esteja adaptado à sua realidade. 

Se a sua meta é abrir uma filial daqui há dez anos, por exemplo, é ele que te ajudará a estabelecer os passos até lá!

Sabe aquelas dívidas que estão em atraso e precisam ser colocadas em dia? É ele que vai te ajudar a fazer isso!

Pode até parecer ironia, mas até no processo de fechamento de uma empresa é preciso ter um planejamento estratégico, já que é ele que preparará os passos a serem dados, para que as ações tomadas sejam claramente definidas e em seguida, realizadas. 

Logo, percebe-se que é impossível pensar no sucesso de uma empresa sem o plano como o ponto de partida, principalmente quando o assunto é tomar decisões e colocá-las em prática.

No processo de tomada de decisões, há algumas considerações que precisam ser feitas.

Espero que até aqui tenha absorvido muito sobre o assunto, pois agora daremos o passo a passo de:

Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos?

É preciso ter um cronograma e seguir alguns passos específicos para que o seu planejamento estratégico seja bem feito.

A seguir, conheça quais são eles:

Passo 1: Faça um diagnóstico do cenário atual e do futuro

O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico precisa avaliar a fase em que a empresa se encontra hoje e refletir sobre onde você espera que ela esteja nos próximos anos.

Fazendo isso, torna-se possível antecipar quais são as oportunidades e os desafios que possivelmente serão encontrados durante a trajetória. 

Desta forma, será mais fácil pensar em ações gerais que ajudem a fazer o percurso da melhor maneira possível. 

Passo 2: Determine a missão, visão e valores

Lembra que falamos que o posicionamento é algo vantajoso para o seu negócio? Junto com ele, a identidade de uma organização são fatores centrais para a elaboração de uma estratégia.

Quanto maior a transparência em torno desses fatores, melhor é! Uma vez que colabora para construir um diferencial em relação à concorrência. Anote isso: se a missão, a visão e os valores da empresa ainda não foram determinados, esse deve ser o segundo passo!

Pois a missão é o propósito da organização. Já a visão, é o futuro que se pretende concretizar por meio dela enquanto os valores, são os princípios básicos, sobre os quais todas as atividades e os comportamentos das pessoas ligadas à organização devem se pautar. 

Aqui na Trillio, todos estes três pilares estão bem elaborados. E por aí, como está?

Passo 3: Estabeleça metas e objetivos

Você sabe qual é a diferença entre as duas palavras? Antes de continuarmos, vale a pena lembrar que:

Metas:

São realizações objetivas, que facilmente podem ser traduzidas em ações práticas, enquanto…

Objetivos:

São realizações maiores e mais amplas, seja ele de médio ou longo prazo.

Seguindo esta linha de raciocínio, um exemplo básico é que, atingir um determinado número de faturamento anual é uma meta, enquanto tornar a empresa líder de um setor é um objetivo.

Após o planejamento estratégico da sua empresa estar pronto e sendo aplicado, é preciso ter formas de avaliar a execução das ações previstas e o progresso quanto às metas e os objetivos. 

Para isso, é preciso ter indicadores-chaves de sucesso para mensurar as metas, precisando estar alinhada com os aspectos que se pretende alcançar.

Passo 4: Defina iniciativas para estratégias e um plano de ação

Neste passo, serão traçadas as ações estratégicas que devem ser realizadas para concretizar as metas e os objetivos do planejamento estratégico da sua empresa.

Por este ser um passo mais amplo que visa os resultados a longo prazo, geralmente as ações não precisam ser tão detalhadas e específicas quanto aquelas traçadas a curto ou longo prazo. 

Quanto ao plano de ação, para estabelecê-lo é preciso usar uma ferramenta chamada 5W2H, que consiste em responder sete perguntas para traçar ações, que são:

  1. O que deve ser feito? (What?)
  2. Por que deve ser feito? (Why?)
  3. Quem deve fazer? (Who?)
  4. Onde deve ser feito? (Where?)
  5. Quando deve ser feito? (When?)
  6. Como deve ser feito? (How?)
  7. Quando custará para ser feito? (How much?)

Passo 5: Acompanhe e analise os resultados

Neste passo, o planejamento estratégico da sua empresa já está pronto, só que o processo ainda não acabou. É necessário avaliar a execução e o progresso!

Ao longo do caminho, o acompanhamento dos resultados revelará se as ações precisam ser modificadas ou não. Lembra das metas e objetivos que falamos acima? Até eles podem sofrer alterações.

Assim, é importante não pensar no plano como algo imutável, mas como uma ferramenta dinâmica e flexível que acompanha as transformações das empresas.

Neste texto, você aprendeu o que é um planejamento estratégico e como implantá-lo em sua empresa.  Que tal conhecer quais são os modelos estratégicos mais usados pelas empresas?

E para aprimorar a visão de Business e Soft Skills das pessoas que lideram em sua empresa, conheça as soluções da Trillio. Fale com a gente agora mesmo!

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