Agendas lotadas, períodos curtos de atenção, e a falta de tempo, sempre acabam dificultando o processo de um novo aprendizado.
Pensando nisso, imagine um cenário onde você possa aprender em apenas alguns minutos por dia, seja indo para o trabalho, enquanto espera uma reunião começar ou em qualquer espaço livre de tempo. Imaginou?
Essa é a proposta do microlearning, uma técnica mais prática que o e-Learning tradicional.
Neste post você entenderá melhor esse modelo de aprendizagem e conhecerá os benefícios de utilizá-lo. Vamos lá?
O que é microlearning?
Em uma definição simples, microlearning (da palavra grega “micro” que significa pequeno) são pequenas unidades de aprendizagem ou atividades de curto prazo.
A técnica é uma modalidade de ensino objetiva, rápida e de fácil acesso. A sua metodologia engloba conteúdos específicos em curtas transmissões de informação, simples de serem entendidas.
O conteúdo do microlearning pode assumir várias formas, que vão desde texto, até multimídia interativa completa, sempre com curta duração, sendo eficaz para o treinamento corporativo e comercial.
Como não há uma definição oficial para o termo, ele é utilizado para se referir a várias maneiras diferentes de aprendizagem. Todas, no entanto, compartilham algumas características comuns em maior ou menor grau:
- É executada em curtos intervalos de tempo;
- Requer pouco esforço de sessões individuais;
- Envolve tópicos simples e / ou restritos.
Ao interagir com essas unidades de aprendizagem altamente direcionadas, fica mais fácil de compreender, e se torna muito mais fácil de aprender. A chance de reter conhecimento aumenta, tornando o microlearning eficaz.
Por que adotar o microlearning?
O microlearning é a melhor opção quando se tem pouco tempo. Na verdade, a ciência o apóia como um método confiável e eficaz de aprendizagem.
Pesquisas mostram que o aprendizado em trechos de 3-7 minutos aumenta em 50% o engajamento e em 300% a velocidade de desenvolvimento.
Confira outros benefícios da utilização do microlearning:
#1 – É mais flexível
O microlearning pode cobrir qualquer assunto que os cursos regulares de eLearning cobrem; mas de forma pequena. Você pode criar treinamentos que oferecem desde uma visão ampla de um assunto, até cursos para tópicos complexos.
#2 – É mais atrativo
Esse é um método de entrega de treinamento altamente atrativo. A experiência desse tipo de aprendizado é semelhante a verificar um aplicativo em seu smartphone, em comparação com a sensação de “estudo sério” do treinamento regular.
# 3- Dá mais liberdade
O microlearning permite que os alunos aproveitem o aprendizado sempre que tiverem algum tempo livre, onde estiverem e por diversos meios. Além disso, os cursos de microlearning são curtos, fáceis de baixar e utilizar quando estiver offline, dando ainda mais liberdade em relação a conexão de internet.
#4 – É mais personalizável
Com o microlearning é possível personalizar a aprendizagem de acordo com as necessidades e níveis de habilidade de cada aluno. Cada um pode se concentrar nas habilidades que precisa e também consumir da forma que mais funciona para si, deixando a aprendizagem mais pessoal.
#5 – Reduz a carga mental
A técnica permite que o aluno possa processar facilmente as informações, pois são direcionadas e curtas. Isso reduz em alto nível a carga mental, fazendo com que além de uma melhor retenção do conteúdo, o aluno também evite transtornos como burnout, por exemplo.
Pronto para aplicar o microlearning?
Não existe maneira melhor de entender algo do que testando na prática. Na Trillio Play, contamos com mais de 50 cursos dos mais variados temas para trabalhar o microlearning em business skills, soft skills e habilidades de liderança.
Conte com a experiência da Trillio e ajude os colaboradores de sua empresa a evoluírem suas habilidades e obterem melhores resultados em suas áreas e carreiras.