Alavancar a carreira e melhorar o salário é o desejo de muitos trabalhadores.
Porém, antigamente, quem não quisesse ter um cargo de chefia ou não se sentisse confortável em um cargo de gestão, ficava apenas com a opção de movimentações lineares, impedindo o crescimento da carreira.
Durante muito tempo, as carreiras eram limitadas a promoções que chegariam à chefia em algum momento, o que pode ser um problema para quem não tem esse perfil.
Por isso, a carreira em Y surgiu como alternativa a esse tipo de público que não tem desejos de serem chefes nas organizações, mas querem alçar voos maiores.
O que é a carreira em Y?
O conceito de carreira em Y surgiu pela necessidade de tornar possível a criação de planos de carreiras paralelos, que não chegassem a um cargo de chefia.
Em outros tempos, o modelo linear era o único para se seguir em uma empresa. Com ele os funcionários poderiam assumir uma posição de gerência, ficar na posição atual para sempre ou procurar novas oportunidades em outras organizações.
A carreira em Y é uma mudança a essa forma restrita no mercado. Trata-se de novas formas de plano de carreira, abrindo possibilidades e permitindo que o profissional que não tem vontade ou habilidade com a gestão de pessoas foque na sua gestão de conhecimento.
- Esse modelo valoriza o conhecimento técnico, tornando o profissional especialista em uma área.
- A trilha do Y tira a limitação da carreira gerencial e se abre o segundo caminho.
Um dos aspectos que mais fortaleceu o conceito da carreira em Y é a necessidade de inovação e a capacidade de solução de problemas que esses profissionais levam em sua bagagem.
Além disso, ela é o reconhecimento e valorização do conhecimento técnico, sendo equivalente à função de gerência em status, remuneração e grau de responsabilidades.
Qual o perfil para seguir uma carreira em Y?
Esse tipo de carreira é indicado aos profissionais que tenham grande conhecimento teórico, adquirido por cursos, especializações e conhecimento prático, adquirido em vivências anteriores.
Para ser especialista é preciso ter pensamento criativo, análise crítica, capacidade de execução e solução de problemas e muita inovação.
E mesmo não sendo a chefia, é necessário possuir habilidades como empatia e poder de negociação para trabalhar com equipes e estar à frente delas.
Quais as principais vantagens dessa carreira?
A carreira em Y é uma alternativa para aqueles que não querem virar gestores, tendo alguns benefícios para quem decide caminhar por ela.
Mais oportunidades
A trilha do Y amplia as oportunidades de crescimento na carreira do profissional e oferece flexibilidade em relação às necessidades dos colaboradores e da empresa.
Autonomia
Por ser um especialista, o profissional ganha autonomia para tocar seus projetos e tem liberdade em suas funções.
Desenvolvimento profissional
- Permite que o profissional se desenvolva sempre mais dentro da sua área, se aprofundando no assunto e dominando seu tema;
- Faz com que o indivíduo se torne referência;
- A carreira em Y é uma forma de abrir oportunidades e escolhas para os trabalhadores ao tomar os rumos da carreira.
Além de ajudar a conduzir o profissional de acordo com seu perfil, ela colabora para uma melhor gestão de carreira proposta pelas organizações.
Você já conhecia a carreira em Y?
No seu local de trabalho já se usa esse modelo? Agora que você sabe mais sobre o tema, aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre gestão e carreira!
Além disso, conheça alguns conteúdos que separamos para ajudar no desenvolvimento da sua carreira.