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Bom gestor: 6 cursos indicados para quem quer ser um

Mulher negra encostada em uma parede de vidro com os braços cruzados representa a imagem de um bom gestor.

Com o passar dos anos, se atualizar na área escolhida para trabalhar se tornou ainda mais necessário para ser um bom gestor, afinal, o mercado conta com profissionais cada vez mais qualificados. 

Nesse cenário, os cursos para gestores são uma boa alternativa para aqueles que têm funções de liderança.

Além de preparar os trabalhadores para as partes mais técnicas do serviço, esses cursos favorecem o desenvolvimento de habilidades e características fundamentais para quem busca liderar um grupo de pessoas. Por isso, investir nesse tipo de ensino é importante.

Mas, afinal, que características são essas? Quais cursos podem ajudar no trabalho de um gestor?

Quais são as habilidades necessárias para ser um bom gestor?

Como todos os cargos, a função de gestor requer habilidades e características distintas para a obtenção de sucesso nessa área.

Embora normalmente atrelado à liderança e ao ato de ‘’dar as ordens’’, é preciso ter em mente que, praticamente todas as funções atribuídas aos gestores envolvem o contato direto com as pessoas – saber lidar com elas de forma digna é fundamental.

Por conta disso, podemos citar como características fundamentais:

  • Empatia;
  • Conhecimento da área escolhida;
  • Liderança;
  • Argumentação;
  • Oratória;
  • Autoestima;
  • Saber ouvir;
  • Maturidade;
  • Estratégia;
  • Proatividade;
  • Paciência;
  • Persistência;
  • Autoconhecimento;
  • Determinação.

Quais são os melhores cursos para quem busca ser um bom gestor?

Pensando nas habilidades fundamentais para gestores, podemos citar alguns cursos que desenvolvem capacidades importantes e trazem aquele diferencial para o currículo. Confira a seguir!

1. Gestão de pessoas

Como o próprio nome já diz, o curso de gestão de pessoas aborda o relacionamento com a equipe de uma empresa de forma multidisciplinar e abrangente, focando na boa atuação em áreas técnicas e na humanização dessas relações.

2. Comunicação

Saber se comunicar da forma adequada é uma habilidade indispensável para gestores. Afinal de contas, eles estarão em contato constante, tanto com a equipe quanto com potenciais clientes. O curso de comunicação trabalha pontos fundamentais dessa capacidade, como técnicas fundamentais e resolução de problemas.

3. Liderança

É impossível ser um bom gestor sem contar com a habilidade de liderança. Lembre-se que liderar vai muito além de mandar – engloba as capacidades de ouvir, ser empático e saber direcionar bem as atribuições de toda a equipe.

4. Gestão de inovação

A inovação sempre foi uma característica dos grandes mestres. É por conta dela que hoje utilizamos tecnologia em nosso favor, otimizando o tempo e aprendendo como melhorar a maneira de executar algumas tarefas. 

Por conta disso, inovar é fundamental para que bons gestores sejam criativos e saibam lidar com algumas questões que costumam surgir nos ambientes de trabalho. Se inspirar em outros bons gestores, trazer práticas de outras áreas para a sua, pensar em dinâmicas para unir a equipe podem ser boas novas ideias que um gestor pode praticar para ser um bom líder.

5. Gestão de projetos

Com ideias novas, podem surgir novos processos focados para otimização de tempo ou até de esforço por parte da sua equipe. Para implementar esses novos processos dentro da sua área é importante alinhar com todos os benefícios obtidos e envolver todas as áreas que serão impactadas. Dessa forma, o curso de gestão de projetos auxilia em como fazer isso da melhor maneira.

6. Administração

Por fim, podemos citar cursos na área de administração, como:

  • Conceitos e Definições; 
  • Práticas e Funções de um Administrador. 

Conhecimentos nessa área ajudam o gestor a compreender a base de toda a estrutura empresarial, facilitando a gestão de diversos pontos de um negócio de modo amplo e consistente.

Alguns cursos para gestores podem ajudar no sucesso profissional daqueles que buscam oportunidades neste cargo. É importante saber, que não só habilidades técnicas são importantes – como habilidades socioemocionais também como empatia

Saber se colocar no lugar do seu liderado, entender suas motivações e pedir feedback constante ajudam bastante a manter um bom relacionamento no trabalho e a aumentar a produtividade.

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