A atual administração surgiu após a primeira Revolução Industrial, período no qual a complexidade das organizações cresceu, assim como a demanda por soluções mais eficazes. Ela é uma ciência social aplicada e seu objetivo é reunir e aplicar, de forma eficaz, os diversos recursos corporativos.
Para assumir um papel de gestão, seja em um grande ou pequeno negócio, precisamos conhecer alguns conceitos básicos de administração.
- Técnicas de planejamento estratégico;
- Definição de metas;
- Gestão contínua da qualidade
Ajudam a otimizar o desempenho dos negócios, tornando-os mais produtivos.
Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você!
Conheça 7 conceitos básicos de administração que são úteis para qualquer profissional. Confira!
1. Planejamento estratégico
O crescimento dos negócios não é obra do “acaso”. É preciso planejar com qualidade tudo o que será feito, bem como definir com antecedência as metas e os objetivos que devem ser atingidos. Nesse sentido, planejar é definir como os resultados serão alcançados ou, ainda, buscar uma forma de se diferenciar da concorrência no mercado.
2. Metas e objetivos organizacionais
Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, objetivos e metas são conceitos diferentes. Os objetivos representam resultados maiores a serem alcançados pela empresa, geralmente de longo prazo. As metas funcionam no curto prazo e são mais simples, servindo como um passo a passo para se chegar aos objetivos maiores.
3. Produção enxuta é um dos conceitos básicos de administração
Se analisada ao pé da letra, a produção enxuta se refere aos processos produtivos realizados com pouquíssimo desperdício. Mas, na administração, esse termo vai além. Com origem na montadora Toyota, a ideia é entender o que realmente o cliente precisa e entregar exatamente isso, sem nenhum desperdício de tempo, material, energia ou recursos financeiros.
4. Direção ou coordenação
Após a execução de um plano, é preciso garantir que os melhores resultados sejam alcançados, mesmo que, para isso, seja necessário fazer pequenos ajustes no percurso. Esse conceito também é indispensável à gestão de projetos.
5. Missão empresarial
A missão é um dos aspectos que contribuem para criar uma identidade para a empresa, além de fortalecer a cultura organizacional. Essa missão representa o motivo da existência de um negócio ou, ainda, o para que ele foi criado. A missão contribui para alinhar as equipes e mostrar o que todos na empresa devem ter como prioridade.
6. Gestão da qualidade total
Desde a segunda Revolução Industrial, quando surgiu a produção em massa, a busca pela qualidade é um fator indispensável nas empresas. Por isso, a estratégia de TQM (Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total) é cada vez mais usada. Seu objetivo é manter a todos da empresa, do alto executivo aos funcionários de chão de fábrica, realmente comprometidos com a melhoria contínua.
7. Composto de marketing
A administração é o centro de diversas práticas, como o próprio marketing. O conceito composto de marketing refere-se a quatro elementos que todo administrador deve pensar e que, certamente, atribuem maior competitividade à empresa. Sendo eles:
- Preço;
- Praça;
- Produto;
- Promoção.
Toda estratégia ou plano de negócios deve levar esse composto em consideração.
Esses são apenas alguns dos conceitos básicos de administração, mas existem muitos outros. A realidade é que essa ciência, impulsionada pelas mudanças micro e macroambientais, está sempre em movimento. Assim, novos conceitos surgem e são aplicados, promovendo resultados ainda mais surpreendentes aos negócios.
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